quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por que a Igreja Católica é a UNICA IGREJA DE CRISTO ? E as outras estam dentro da Igreja de Cristo e da Salvação ?

Como deve entender-se a afirmação de que a Igreja de Cristo subsiste na Igreja católica?




Resposta: Cristo "constituiu sobre a terra" uma única Igreja e instituiu-a como "grupo visível e comunidade espiritual"[5], que desde a sua origem e no curso da história sempre existe e existirá, e na qual só permaneceram e permanecerão todos os elementos por Ele instituídos[6]. "Esta é a única Igreja de Cristo, que no Símbolo professamos como sendo una, santa, católica e apostólica […]. Esta Igreja, como sociedade constituída e organizada neste mundo, subsiste na Igreja Católica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele"[7].


Na Constituição dogmática Lumen gentium 8, subsistência é esta perene continuidade histórica e a permanência de todos os elementos instituídos por Cristo na Igreja católica[8], na qual concretamente se encontra a Igreja de Cristo sobre esta terra.


Enquanto, segundo a doutrina católica, é correcto afirmar que, nas Igrejas e nas comunidades eclesiais ainda não em plena comunhão com a Igreja católica, a Igreja de Cristo é presente e operante através dos elementos de santificação e de verdade nelas existentes[9], já a palavra "subsiste" só pode ser atribuída exclusivamente à única Igreja católica, uma vez que precisamente se refere à nota da unidade professada nos símbolos da fé (Creio… na Igreja "una"), subsistindo esta Igreja "una" na Igreja católica[10].

Terceira questão: Porque se usa a expressão "subsiste na", e não simplesmente a forma verbal "é"?


Resposta: O uso desta expressão, que indica a plena identidade da Igreja de Cristo com a Igreja católica, não altera a doutrina sobre Igreja; encontra, todavia, a sua razão de verdade no facto de exprimir mais claramente como, fora do seu corpo, se encontram "diversos elementos de santificação e de verdade", "que, sendo dons próprios da Igreja de Cristo, impelem para a unidade católica"[11].


"Por isso, as próprias Igrejas e Comunidades separadas, embora pensemos que têm faltas, não se pode dizer que não tenham peso ou sejam vazias de significado no mistério da salvação, já que o Espírito se não recusa a servir-se delas como de instrumentos de salvação, cujo valor deriva da mesma plenitude da graça e da verdade que foi confiada à Igreja católica"[12].

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Quem é a Pedra Jesus Cristo ou Pedro ?



   Cristo é a pedra, o fundamento! Não há dúvida. Mas diz: Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei minha Igreja... diz: "Eu sou a luz do mundo" (João 8,12) e: "Vós sois a luz do mundo", dirigindo-se aos apóstolos (Mateus, 5, 15). Disse também: Eu sou o bom Pastor (Jo 10,11), e ordenou a Pedro: Apascenta as minhas ovelhas (Jo 21,15). Duas pedras, luzes e pastores? Sim. Há, portanto, Pedra e pedra, Luz e luz, Pastor e pastor ,um Pastor no céu (Jesus) e outro conduzindo a unidade na terra (Pedro , Papa ) .

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O Jovem e a cruz (Márcio Gonçalves Júnior ) 20 /Janeiro /2010



Muitas vezes em nossa vida nos deparamos com a cruz ,pois impossível é viver sem ela .O ser humano em toda sua trajetória vive um eterno calvário ,passamos por tombos e quedas ;as vezes nossa cruz nos parece pesada , olhamos para o irmão ao lado e invejamos sua cruz ,pois ela parece ser menor que a nossa ,mas ela é tão pesada quando ,nessa vida cada um nasce com sua cruz ,não mais ou menos pesada que a do outro ,mas diferente .Jesus em toda sua vida viveu a cruz ,até bem antes de ir para o calvário ,pois ele foi cuspido ,caluniado ,sofreu a pobreza ,passou por tentações ,foi perseguido quando ainda era bebe e por muitas outras situações sofreu ,e quando olhamos e contemplamos a vida de Jesus vemos que a nossa vida não é igual a dele ,vivendo a cruz ,caindo e sendo cuspido ,sendo perseguido e não sendo entendido pelo mundo e pelos outros .Sentimos tristeza e choramos assim como Jesus chorou pelo seu amigo quando ele morreu ,somos tentados muitas vezes ,mas diferentes de Jesus nós caímos no pecado ,nós somos fracos e tolos e erramos .Somos cercados de avareza ,gula e luxuria e acabamos participando dela ,e a cada pecado nosso é um prego que entra em nossas feridas em nossa cruz .



O Jovem passa por uma cruz imensa de transformações e de provações ,seu corpo e sua mente ,seu mundo vai mudando ,temos vontade de seguir os outros e de ao mesmo tempo não seguir ninguém ,temos vontade de ser livres e ao mesmo tempo ser dependentes de alguém ,descobrimos o amor e a tristeza ,descobrimos a infância pelos olhos de um adulto e a responsabilidade de um adulto pelos olhos de uma criança ,não sabemos o que ser ,e é aí que a nossa cruz pesa mais .Mas resta sempre a ressurreição ,ainda resta Jesus que é aluz do mundo e sal da Terra .Seguramos na mão dele e ele nos ajuda a carregar essa cruz ,e ela não parece mais pesada ,mas vemos que ela se tornou uma ponte para Deus ,através de Jesus e da Santa Igreja ,vemos a luz para continuarmos ,com a vitamina da santa Missa que alimenta nossas almas , unidos aos fieis e todo o povo de Deus junto aos santos e anjos e todos os servos de Deus podemos enfim ver que a juventude que parecia tão pesada e tão turbulenta era apenas um barco no meio da tempestade ,mas que Jesus veio e a acalmou ,e quando pensávamos que não havia mais esperança ,que iriamos voltar para casa sem o peixe em nossas redes ,olhamos para o lado e vemos o multiplicar de graças que ele nos derramou .



Alegra-te jovem pois o Senhor está contigo e você não é apenas um jovem sozinho mas um Jovem que tem uma família que te ama ,mas eu não falo da sua família normal ,mas de Deus que é seu Pai ,Jesus que é seu irmão ,Maria que é sua mãe do Céu e a Igreja que é sua mãe da Terra .Jamais perca o animo e lembre-se das palavras de São Paulo a Timóteo “ Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.” (I Timóteo 4 ,12) . Que Jesus sempre esteja ao lado de todos os ajudando nessa caminhada até o calvário de nossa existência .

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O amor dura para sempre ,Deus abençoa o amor




O amor é a coisa mais linda que Deus criou para ser cultivado entre nós ,ele nos faz chorar de alegria e chorar de saudades ,nos faz sorrir sem motivos e nos faz fazer loucos são precisão .O amor é o dom dadiva
de Deus .Tem uma frase que eu gosto muito que diz que tudo feito por amor e em nome de Deus Jesus nos perdoa ,viva o amor pelos seus pais ,pelo seu marido ou sua esposa ,pelos seus filhos ,pelos seus irmãos ,pelos seus amigos e até pelos seus animais de istimação .Pois o amor quando vivdo direito é frutifica quando não vivido direito ele nos faz sofrer ,mas viva-o com culdado que votos de Felicidade a todos sempre .
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...